Nossa, tive que tirar as teias de aranha antes de começar a usar esse blog novamente. Pretendo fazer algumas mudanças, mas não tudo hoje. Então vou começar pelas palavras que me inspiraram a voltar a escrever e também na escolha do tema:
"- Já passei por isso
- Realmente, você já passou, responde o seu coração
- Mas nunca ultrapassou."
Afinal, O QUE É O CASAMENTO???
E aí, já te pegasse fazendo essa pergunta???
Seria o ato formal ou não, de duas pessoas que se amam e desejam unir suas vidas???
Unir duas vidas??? seria fechar os olhos pro restante do mundo, ou anular o seu pra viver o do outro???
Tá, tudo bem, sei as várias respostas que podem surgir. E não precisamos limitar só ao casamento, podemos incluir o noivado (isso ainda existe???), namoro, sei lá, qualquer coisa que signifique que duas pessoas sintam que se amam e querem viver juntos, debaixo do mesmo teto ou não.
Porque é que o ser humano não consegue separar o sentimento de POSSE da palavra AMOR??? Porque não aceitamos a possibilidade das pessoas, mesmo amando alguém, possa admirar, sentir carinho, ou até sentir-se atraído fisicamente por outra???
Alguém aqui acredita que quando estamos amando, fechamos nossos olhos, controlamos nosso corpo e nossa mente pra não sentirmos sequer uma admiração ou atração por um outro alguém, conhecido ou estranho, talvez???
Com certeza existe uma lista enorme de pessoas que preferem acreditar que AMOR se resume a isso.
Não me incluam nessa lista.
Estou falando de fidelidade??? a que, ou a quem???
Pra mim, o AMOR é muito mais do que isso e nem vou ser pretenciosa ao ponto de tentar definí-lo apenas com alguns conceitos ou palavras.
Só posso dizer que POSSUIR, SUFOCA, e mata.
Mantemos VIVO, quando permitimos que cada um possa viver a SUA VIDA, porque ESTAR JUNTO é diferente de anular a tua vida pra viver a do outro.
Pra mim, o amor tem linguagens, e o problema entre os casais, que às vezes acabam até se separando mesmo se amando, é o fato de que cada um tem uma linguagem diferente, e um não compreende ou não aceita a do outro.
Mas, afinal, somos apenas seres humanos, aprendizes... cuja escola é aqui e agora, ou seja, o tempo em que nesse mundo permanecermos, e sinto que a nossa evolução acontece justamente com a nossa capacidade em conseguir amar.
Desejas ter poder??? fama??? dinheiro, muito muito muito dinheiro??? ou sabedoria, talvez??? Com certeza!!!
E eu também (não precisa ser tanto dinheiro assim), o que tenho pra viver o meu dia a dia está legal. Quero sabedoria, essa sim, quero muito muito e sempre vou querer mais. Mas hoje posso dizer que consegui ter a primeira CERTEZA em minha vida. Digo a primeira e provavelmente será a única, porque sei que "certezas absolutas" não existem. Na medida em que vamos aprendendo, nossas "verdades" e conceitos de certo e errado vão mudando.
Então qual seria essa minha CERTEZA??? De que mesmo que tendo o dinheiro que quero e a sabedoria que desejo, não estarei COMPLETA sem sentir AMOR!!!
Pra finalizar, palavras do meu amiguinho AMI, o ET:
" - Tudo aquilo que no amor não se sustente,
haverá de ser destruído,
esquecido no tempo,
repudiado...
- E tudo aquilo que no amor se sustente,
amizade ou casal
família ou agrupação
governo ou nação
alma individual ou humanidade,
será firme e seguro,
haverá de prosperar e frutificar
e não conhecerá a destruição..."
Volto a esse blog fazendo um brinde: AO AMOR
domingo, 24 de janeiro de 2010
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
sexta-feira, 20 de março de 2009
Barreirinhas - Lençóis Pequenos
Sei que estou demorando pra atualizar esse cantinho, mas com paciência e um pouco de tempo, vou conseguir deixar registrada todos os lugares maravilhosos que pude conhecer na última viagem feita ao nordeste.
Então lá vai a continuação:
Ficamos 2 dias em Barreirinhas, cidade pequena, que serve como ponto de polso para os turistas visitarem os Lençóis Maranhenses.
No segundo dia fomos aos Lençóis Pequenos, que tem acesso através do Rio Preguiças.
Morro de medo em andar de barco, mas a magia da natureza fez meu receio ir embora.
Vamos as fotos:
Saindo pelo Rio Preguiças

Olha a cor da água

O mangue é lindo, tem até jacaré

E gibóias


A vegetação

Muitos tipos

Buriti

Os corredores

Moradores

Passando pelo Farol Preguiças que fica em Mandacaru (160 degraus, imagina o visual...)

Ambulância marítima

Lugar onde o Rio se encontra com o Mar, a maré está vazia, por isso não se nota tanto



Chegando em Vassouras

Fico pelo passeio no Rio Preguiças. São muitas fotos. Volto com as de Vassouras e Caburé...
Então lá vai a continuação:
Ficamos 2 dias em Barreirinhas, cidade pequena, que serve como ponto de polso para os turistas visitarem os Lençóis Maranhenses.
No segundo dia fomos aos Lençóis Pequenos, que tem acesso através do Rio Preguiças.
Morro de medo em andar de barco, mas a magia da natureza fez meu receio ir embora.
Vamos as fotos:
Saindo pelo Rio Preguiças

Olha a cor da água

O mangue é lindo, tem até jacaré

E gibóias


A vegetação

Muitos tipos

Buriti

Os corredores

Moradores

Passando pelo Farol Preguiças que fica em Mandacaru (160 degraus, imagina o visual...)

Ambulância marítima

Lugar onde o Rio se encontra com o Mar, a maré está vazia, por isso não se nota tanto



Chegando em Vassouras

Fico pelo passeio no Rio Preguiças. São muitas fotos. Volto com as de Vassouras e Caburé...
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Barreirinhas - Maranhão
Depois de um período "adormecido", volto com os detalhes da viagem ao Norte Nordeste em Outubrode 2008.
De São Luís, fomos para Barreirinhas, onde conhecemos um dos lugares mais bonitos dessa viagem: as dunas dos Lençóis Maranhenses.
Deixo aqui algumas das fotos dos Lençóis Grandes, que está incluído na lista das 7 Maravilhas Naturais do Brasil.
Não será necessário palavras.
O caminho para chegar lá

O transporte

A subida

A descida

A lagoa Esmeralda



A lagoa Azul


As formas que o vento vai desenhando nas areias


Pôr do sol, às 17:30h

Eu e o sol...é um momento mágico

Gato encontrado no final do passeio ( a sombra)

O Gato...
De São Luís, fomos para Barreirinhas, onde conhecemos um dos lugares mais bonitos dessa viagem: as dunas dos Lençóis Maranhenses.
Deixo aqui algumas das fotos dos Lençóis Grandes, que está incluído na lista das 7 Maravilhas Naturais do Brasil.
Não será necessário palavras.
O caminho para chegar lá

O transporte

A subida

A descida

A lagoa Esmeralda



A lagoa Azul


As formas que o vento vai desenhando nas areias


Pôr do sol, às 17:30h

Eu e o sol...é um momento mágico

Gato encontrado no final do passeio ( a sombra)

O Gato...
sábado, 22 de novembro de 2008
Chegando em São Luís, no Maranhão...
São Luís, capital do Maranhão, é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, que foi Daniel de La Touche, em 8 de setembro de 1612. Era então povoado pelos índios Tupinambás. Sobre invasão de Holandeses, mas quem a dominou foram os portuqueses, na Batalha de Guaxandube, cujos portugueses deram como responsável, a ajuda da Nossa Senhora da Vitória.
Daniel de La Touche

É também conhecida como:
- ATENAS BRASILEIRA
Tendo a área periférica do porto com maior profundidade do país,era em São Luís que a maioria dos filhos dos nobres vindos da Europa desembarcavam. Assim, São Luís e Rio de Janeiro foram as cidades onde acabaram se concentrando grandes nomes de intelectuais, escritores, artistas, etc. Foi lá que nasceram ALUÍSIO AZEVEDO, ARTUR DE AZEVEDO, GRAÇA ARANHA, FERREIRA GULLAR e outros.
Casa (rosa) que foi de Graça Aranha

- ILHA DO AMOR
Atribuída em função ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega.
- JAMAICA BRASILEIRA
O reggae chegou com força no Maranhão por volta dos anos 70 e a mantém até hoje. A praia Ponta da Areia é a mais frequentada pelos regueiros.
- CIDADE DOS AZULEJOS
É a cidade que tem a rua mais azulejada do país.
É considerada a CIDADE MAIS PORTUGUESA DO BRASIL.

Foi em São Luís, também, onde foi escrita e editada a PRIMEIRA GRAMÁTICA DO BRASIL, por Sotero dos Reis. E é lá que está construída a maior QUADRA DE FUTEBOL DE AREIA do país.
A influência da família Sarney é muito aparente na cidade, inclusive a ponte que liga a parte antiga à parte nova, chama-se José Sarney.

MOVIMENTOS FOLCLÓRICOS:
Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e outros...


Na parte histórica da cidade conhecemos:
PALÁCIO DOS LEÕES:
Contruído em 1766, localizado numa ribanceira, que separa a bacia dos rios Bacanga e Anil, que cortam a cidade. Hoje é a sede do Governo do Estado.

As cores da sua bandeira simbolizam: brancos, negros e índios

IGREJA DA SÉ:
Construída no século 17 pelos portugueses, tem como padroeira Nossa Senhora da Vitória.


Quando foram feitas as escavações para luz e esgoto, foram encontradas várias galerias subterrâneas. A imaginação popular criou explicações diferentes para essas construções subterrâneas. Uma garante que elas teriam funções estratégicas, pois serviriam para permitir a fuga em caso de ataques de invasores estrangeiros ou revoltas populares, já que muitas tem saída para o mar.Outra afirma que elas eram usadas pelos padres para se locomoverem em segredo de uma igreja para outra, e de também promoverem por ali um rendoso contrabando de mercadorias e escravos.
Nessa Igreja se encontram vários túmulos próximos ao altar, porque havia a crença de que quanto mais perto do altar o corpo fosse enterrado, mais chances de chegar ao céu.

RUA PORTUGAL:
Fica no bairro Praia Grande e é onde ficava o centro comercial dos portugueses. As mercadorias chegavam no porto e ali eram armazenadas pelas importantes firmas da época, para depois serem distribuídas às filiais.
Atualmente é ocupada por órgãos públicos e pequenas lojas de artesanato.

BECO CATARINA:
Recebeu esse nome em homenagem a negra CATARINA ROSA. Inteligente e muito bonita, acumulou considerável fortuna, com que alforriou sua mãe e comprou muitos imóveis e escravos, e acabou se tornando uma grande dama. Sabia enfeitiçar com a sua simpatia e meiguice os ricaços de lá.

Já na Avenida Litorânea estão as melhores praias: Ponta da areia, São Marcos, do Calhau, Olho d'água e Praia do Meio. É uma orla maravilhosa com bares, restaurantes, enfim, locais para uma vida noturna intensa e super agradável.






Ainda falta contar sobre as lendas que conheci nessa cidade...
Daniel de La Touche

É também conhecida como:
- ATENAS BRASILEIRA
Tendo a área periférica do porto com maior profundidade do país,era em São Luís que a maioria dos filhos dos nobres vindos da Europa desembarcavam. Assim, São Luís e Rio de Janeiro foram as cidades onde acabaram se concentrando grandes nomes de intelectuais, escritores, artistas, etc. Foi lá que nasceram ALUÍSIO AZEVEDO, ARTUR DE AZEVEDO, GRAÇA ARANHA, FERREIRA GULLAR e outros.
Casa (rosa) que foi de Graça Aranha

- ILHA DO AMOR
Atribuída em função ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega.
- JAMAICA BRASILEIRA
O reggae chegou com força no Maranhão por volta dos anos 70 e a mantém até hoje. A praia Ponta da Areia é a mais frequentada pelos regueiros.
- CIDADE DOS AZULEJOS
É a cidade que tem a rua mais azulejada do país.
É considerada a CIDADE MAIS PORTUGUESA DO BRASIL.

Foi em São Luís, também, onde foi escrita e editada a PRIMEIRA GRAMÁTICA DO BRASIL, por Sotero dos Reis. E é lá que está construída a maior QUADRA DE FUTEBOL DE AREIA do país.
A influência da família Sarney é muito aparente na cidade, inclusive a ponte que liga a parte antiga à parte nova, chama-se José Sarney.

MOVIMENTOS FOLCLÓRICOS:
Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e outros...


Na parte histórica da cidade conhecemos:
PALÁCIO DOS LEÕES:
Contruído em 1766, localizado numa ribanceira, que separa a bacia dos rios Bacanga e Anil, que cortam a cidade. Hoje é a sede do Governo do Estado.

As cores da sua bandeira simbolizam: brancos, negros e índios

IGREJA DA SÉ:
Construída no século 17 pelos portugueses, tem como padroeira Nossa Senhora da Vitória.


Quando foram feitas as escavações para luz e esgoto, foram encontradas várias galerias subterrâneas. A imaginação popular criou explicações diferentes para essas construções subterrâneas. Uma garante que elas teriam funções estratégicas, pois serviriam para permitir a fuga em caso de ataques de invasores estrangeiros ou revoltas populares, já que muitas tem saída para o mar.Outra afirma que elas eram usadas pelos padres para se locomoverem em segredo de uma igreja para outra, e de também promoverem por ali um rendoso contrabando de mercadorias e escravos.
Nessa Igreja se encontram vários túmulos próximos ao altar, porque havia a crença de que quanto mais perto do altar o corpo fosse enterrado, mais chances de chegar ao céu.

RUA PORTUGAL:
Fica no bairro Praia Grande e é onde ficava o centro comercial dos portugueses. As mercadorias chegavam no porto e ali eram armazenadas pelas importantes firmas da época, para depois serem distribuídas às filiais.
Atualmente é ocupada por órgãos públicos e pequenas lojas de artesanato.

BECO CATARINA:
Recebeu esse nome em homenagem a negra CATARINA ROSA. Inteligente e muito bonita, acumulou considerável fortuna, com que alforriou sua mãe e comprou muitos imóveis e escravos, e acabou se tornando uma grande dama. Sabia enfeitiçar com a sua simpatia e meiguice os ricaços de lá.

Já na Avenida Litorânea estão as melhores praias: Ponta da areia, São Marcos, do Calhau, Olho d'água e Praia do Meio. É uma orla maravilhosa com bares, restaurantes, enfim, locais para uma vida noturna intensa e super agradável.






Ainda falta contar sobre as lendas que conheci nessa cidade...
Assinar:
Postagens (Atom)
